Páginas

UM POVO E UM GRANDE PAÍS

domingo, 27 de fevereiro de 2011

APÓS UM ATO DE DESESPERO ONDE UM CIDADÃO ATEOU FOGO AO PRÓPRIO CORPO TODO UM SISTEMA COMEÇOU A RUIR E CIDADÃOS OPRIMIDOS POR ANOS COMEÇARAM A MOSTRAR SUA FORÇA.

Após incendiar o própio corpo em protesto contra o governo pelo confisco de sua loja de frutas em um mercado local, um pobre tunisiano desconhecido da grande maioria de seu país deu origem a uma onde de protestos que tem se mostrado ser uma das maiores e talvez mais importantes de todos os tempos. Países tidos como submissos por muitos anos sob regimes autoritários agora começam a clamar por todos os anos perdidos, protestos que se iniciaram na Tunísia e ganharam força no Egito agora se espalham por diversos países.

O preço pago pela liberdade egípcia está sendo alto, milhares de empregos perdidos, turismo enfraquecido, economia fraca e com crescimento quase inexistente. Porém o que se presencia nas ruas e uma população satisfeita com seus atos e disposta a trabalhar duro afim de recomeçar um novo país.

Um dia após a saída do então presidente toda a população foi as ruas limpar a cidade de toda a sujeira deixada pelos trinta anos de tirania do antigo regime, o que se via eram pessoas de todas as idades, classes sociais, sexos e de ambas religiões predominantes no país. Pessoas desesperadas não em somente limpar as vielas e praças, mas empenhando todo seu esforço afim de esquecer todo o sofrimento e submissão presentes nesses trinta anos.


Após um ataque a bomba contra cristãos no final do ano temia se que uma onda de violencia tomasse conta da tão conturbada relação cristãos-muçulmanos no Egito, porém a necessidade de união para derrubar um presidente colocou as duas religiões lado a lado. Durante os protestos muçulmanos faziam pausas para realizar as orações e eram atacados pela polícia durante este momento tido como sagrado, de outro lado víamos cristãos formando cordões afim de protege-los durante as orações de tais ataques.



Duas semanas após a deposição do antigo governo a população ainda encontra se perdida sem saber quais serão os rumos do país nos próximos anos, porém todos com um sentimento de que fizeram a coisa certa e de que todas as mais de duzentas vidas perdidas durantes os protestos nao foram em vão.

Rezemos pelos que de uma forma trágica pagaram com seu sangue para que hoje o país pudesse sorrir e esperar um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AIESEC ITA Pelo Mundo | by TNB ©2010