Páginas

Noticias do mediterrâneo

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bem, passou um bom tempo mas agora vai. Vou tentar separar em tópicos com possíveis perguntas que vocês fariam para mim e suas respectivas respostas.

1) Onde você está?
Nicosia, Capital da República Turca do Norte do Chipre (sigla em ingles TRNC).

O Chipre é uma ilha no mar mediterrâneo e antes da invasão turca era um pais unico. A parte do chipre que eu estou não é reconhecida internacionalmente, apesar que de fato são dois paises distintos numa mesma ilha. Para vocês terem uma idéia o pessoal de um lado precisa de um visto para entrar no outro. Hoje em dia tem paz, então é bem tranquilo. A cidade onde estou é a capital dos dois lados e é divida, que nem era Berlim.

A bandeira é muito parecida com a bandeira da turquia :P
TRNC                       Turquia
Bandeira da Turquia
A parte em vermelho é onde estou:
Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Turkish_Republic_of_Northern_Cyprus

O engraçado sobre essa pequena parte é que tem muitas universidades e boa parte do pessoal que estuda aqui é da turquia. O restante varia: Azerbaijão, Palestina, Iran, ...

2) Como é a AIESEC ai?
O nome do CL é AIESEC East Mediterranean. Tem mais de 20 anos aqui e eles fazem muitos ICX (uns 80 por ano), mas são fracos em OGX (uns 10 por ano).
A cidade onde a AIESEC fica é Famagusta, uns 90 km da cidade onde eu estou trabalhando, então meu contato com eles fica meio difícil. A AIESEC aqui é como se fosse um comitê da turquia, então eles participam das conferências nacionais e tal.

3) O que você está fazendo ai?

Estou trabalhando numa universidade chamada Near East University (note que não é a da AIESEC). O Campus é bem grande, é tipo um CTA sendo que privado. Tem um hospital, dormitórios, lojas, restaurantes, biblioteca, ...

Os prédios vermelhos na foto onde eu apareço são os dormitórios. O prédio branco na outra foto é o Innovation Center, o local onde toda a rede do campus é administrada, algo análogo ao CCA no CTA. Estou trabalhando ai. É bem legal, eles tem um supercomputador. Entrei na sala e o ruido lá dentro é insuportável, parecem umas turbinas de aviões antigos :P. É engraçado que essa universidade nessa ilha fundada em 1988 tem um supercomputador desses. Algumas fotos da sala onde esse equipamento fica:

Meu trabalho seria programar algo para biblioteca adicionando funcionalidades a um projeto open source chamado Koha ( http://koha.org/ ). Você deve estar se perguntando o porquê eu disse "seria" e não "é". Explico isso mais abaixo :P

3) Como foi a chegada no chipre?
Tirando um pequeno desencontro com o pessoal da AIESEC, foi tranquilo. O pessoal da AIESEC daqui foram muito prestativos. Durante a primeira semana, o local que eu ia morar no campus onde eu ia trabalhar não estava pronto (tipo um H8 :P), por isso fiquei em Famagusta com a galera da AIESEC fazendo amizades lá. Foi muito bom, experimentei algumas coisas típicas da cultura turca como o chá deles e o Narguile.


4) Tá tá, mas e ai, o que diabos você está fazendo?
Meu chefe é um cara muito ocupado e também muito respeitado na área de computação e linux. No primeiro dia eu não fiz nada já que ele estava na turquia em um congresso e nos 2/3 dias seguintes eu fiquei ajudando um pouco ele na instalação de novos servidores aqui (eita que lembra um pouco a redecasd, mas sem ter de crimpar cabos :P). De qualquer maneira, durante a primeira semana de trabalho eu não tive muito o que fazer, apesar de ter aprendido algumas coisas interessantes :D. Então, resolvi conversar com meu chefe e abaixo eu transcrevo mais ou menos a conversa resumida:

Eu: Sr. Ali, eu só queria perguntar se você não tem algo que você gostaria que eu ajudasse pois eu estou meio que sem fazer nada.
Chefe: Então, Walter, como você pode perceber eu sou bem ocupado e você não pode esperar que eu fique lhe dando tarefas o tempo todo, tem de ser mais independente.
Eu: Essa é a questão, eu não quero tarefas, eu quero uma meta/produto, algo para entregar. O resto eu me viro :P
Chefe: Ah, entendi. Hum, você já programou para o iPhone?
Eu: Não
Chefe: Então bem vindo a bordo!

Então minha job mudou para fazer apps dedicadas a universidade para o iPhone. Como eu disse, a principio eu iria fazer algo para a biblioteca, mas a nova oferta de trabalho era bem melhor :D. As Apps que ele pediu para eu fazer não são lá grande coisa por enquanto, mas são a base de código que eles usaram nas próximas e deu para aprender bastante, pois para programar para o iPhone você precisa aprender uma linguagem de programação nova e frameworks totalmente diferentes, bem como lidar com o ambiente mobile. Está sendo uma ótimo desafio :D

Abaixo algumas screenshots das minhas apps (uma é para checar as cotações da lira turca segundo o banco local e a outra é para checar dados dos estudantes):




5) E como é o pessoal ai?
Todo mundo é bastante educado aqui. No chipre o pessoal é muito prestativo e não faltou ajuda aqui da galera do trabalho. O pessoal aqui tem uma mania de ficar dando carona pros outros no meio da rua, o que é meio estranho para agente no brasil.

Meu unico problema aqui foi que eu cheguei na época em que eles estavam nos exames finais e já viajando para as férias, então a galera tava muito ocupada aqui e nem sai muito pelo chipre mesmo. Na verdade, agora tá bem vazio os dormitórios, que nem o H8 fica nas férias ^^. Tirando algumas poucas saidas com o pessoal do trabalho e um paintball não teve muito no chipre.

6) Então o que você ficou fazendo ai?
Basicamente, trabalhando :P. O chipre fica meio parado no inverno e pelo que o pessoal diz aqui não tem muita coisa para fazer. Por isso, eu combinei com o meu chefe de trabalhar mais e pegar uma semana de folga para viajar para turquia. Planejei a viajem com a minha família e minha irmã e mãe foram para lá ^^

7) E a viagem, como foi?
Muito boa. Caramba, a turquia tem muita cultura, história e belezas naturais. Visitamos templos, ruinas de castelos, cidades subterrâneas ... Foi muiitttooo massa :D. Acho que precisaria de mais uns dois posts para falar tudo da viajem, então me perguntem pessoalmente que é melhor. Tiramos, sem exagero, mais de 1000 fotos. Abaixo algumas:


Bem pessoal, é isso ai, espero que tenham gostado :D. Recomendo fortemente fazerem um intercâmbio por essa região, tem muita coisa para conhecer e aprender.

Um comentário:

Vanessa Barbosa disse...

Parabens Sid!!!!!!

Muito massa seu post!

Muito massa as fotos! Vamos ter muito o que conversar qd vc voltar :)

Beijo!

Postar um comentário

AIESEC ITA Pelo Mundo | by TNB ©2010